Oi, gente! Tudo bem com vocês? Hoje minha intenção é apresentá-las ao WordPress, então vocês que estão pensando em migrar poderão fazer isso sem medo porque já estarão entendendo como funciona as funções básicas. (Lembrando que nesse post eu não vou me aprofundar em como funcionam as funções, irei apenas mostrar como funciona o painel e o que tem nele).
1. Painel
A página de Início é a primeira página que aparece quando você loga no WordPress. Nela você encontra alguns links para aprender a plataforma e há algumas caixas com informações do blog (quantidade de comentários, posts, etc…) e possíveis plugins. Por exemplo, no meu blog tenho o plugin Count Per Day, se eu quiser, eu posso ver o total e a média de visitas por dia logo na primeira página
2. Posts
Diferente do Blogger, as Tags e Categorias do WP são coisas diferentes e você deve aprender a usá-las muito bem para que seu blog fique organizado para o leitor. Vou tentar explicar de forma bem prática, tá bom? Se você for postar uma resenha de um filme, você cria uma categoria chamada “Resenha”. Nessa categoria você deve colocar todos os posts de resenhas que você quiser, seja de filmes, séries, livros e de preferência escolha apenas uma categoria para o seu post… Nas Tags vocês pode colocar muitas categorias, nelas você especifica resenha sobre o que é, o gênero do filme e coisas assim, por exemplo: “Filmes, Comédia Romântica, Amor, Casal”.
3. Mídia
Em Biblioteca você encontra todas as mídias que você tem no seu blog, quando você adiciona uma imagem direto da página de criação de post, essa imagem automaticamente é enviada para a Biblioteca.
4. Páginas
As páginas você cria para colocar coisas como “Sobre”, “Contato” e “Blogroll”. Quando você cria uma página, um link é gerado (dependendo da configuração de links do seu WP) e você pode linkar essa página no seu menu, sidebar ou em qualquer outro lugar!
5. Comentários
6. Aparência
Em Temas você encontra todos os temas que estão disponíveis para serem ativados, além de poder baixar seu tema diretamente por lá (é só tê-lo salvo em formato .zip).
Em Personalizar, você pode fazer algumas alterações no tema sem necessitar mexer em códigos; essa página depende muito de como seu tema foi criado, há temas que essa área não é muito personalizável.
Em Widgets você consegue adicionar algumas coisas na sidebar, por exemplo. Já tem alguns widgets prontos e outros você pode baixar com plugins, então é só arrastar para a caixa correspondente à sidebar e ele aparecerá no tema, sem precisar mexer em códigos também.
Em Menus você consegue alterar o menu do seu blog, mas esse submenu funciona como o Personalizar, depende do seu tema e do que ele suporta.
Em Editor, você tem acesso ao código dos temas e pode editá-lo conforme deseja.
7. Plugins
No submenu Plugins Instalados você pode ver todos os seus plugins ativos e inativos, ver um resuminho de cada um e, dependendo do plugin, ver algumas configurações.
8. Usuários
Os usuários podem ser criados com diferentes hierarquias, depois de criados, têm a opção de alterar suas informações no submenu Seu Perfil. Ao instalar o WordPress, um usuário é criado, no caso, o seu, hahaha! 
9. Ferramentas
Essa parte do menu eu nunca tinha usado até ter que fazer esse post e foi lindo descobrir que o WordPress tem essa função. Em Disponíveis você tem acesso há algumas ferramentas que facilitam sua vida e são explicadinhas sobre como usá-las. Tem uma chamada Conversor de Tags e Categorias, e ela faz o que o próprio nome já diz, lindo, né? Ótimo pra quem acaba de migrar do Blogger para o WP, assim como tudo do Blogger vem como Tag, você pode converter as que você quiser em Categorias (como eu não sabia disso, gente?!).
10. Configurações
Basicamente, essa parte é pra configurar as partes mais “técnicas”. Por exemplo, se você cria uma página nova, o link é mais ou menos assim: http://seublog.com/?p=123. Em Links Permanentes você consegue mudar esse Padrão e colocar o link para ser gerado de outra forma, tipo por título. Vamos supor que o nome da sua página é “contato”, o link gerado será: http://seublog.com/contato.
Enfim, cada submenu é responsável por uma parte do blog e tem muitas opções como: formato de data, título do site, número de posts por página e assim vai…
Ps.: Alguns plugins, quando ativados, aparecem na lateral do WP, seja como um item do menu ou como submenu (a primeira imagem do menu Painel mostra um exemplo).
Acho que é isso por hoje! Espero que seja muito útil pra vocês esse post. Prometo que assim que eu entrar de férias, eu trarei posts mais sobre html mesmo para que seja útil não só para quem tem WP, afinal, eu sou#teamWP, mas não tenho nada contra os meus migos from Blogger!
Se tiverem dicas de posts, opiniões ou só quiserem deixar um ‘Oi’, basta usar os comentários que eu também vou tentar ser mais rápida para respondê-las (não estou acostumada a não receber notificação de novos comentários, hahaha). Qualquer coisa, podem me procurar pelas minhas redes sociais também e logo menos no meu blogquando eu terminar o layout dele! Beijos! <3
0 comentários: