Quem aí já ouviu falar na palavra “responsivo”? Hoje em dia muitos blogs já aderiram aos layouts responsivos e se você ainda não se inclui nessa lista, eu vim aqui para te apresentar ao mundo responsivo e te convencer dos porquês de ter um blog assim. Para que vocês entendam, vou tentar explicar da forma mais fácil possível para nós, meros mortais, ok?
O que é um layout responsivo?
Então, comecem diminuindo a tela do Coisas de Blogueiras ou abrindo diretamente do seu smartphone (e se já estiver no smartphone, compare com a forma como aparece no computador). Vocês repararam que em cada tamanho de tela o blog aparece de uma forma diferente?
Sabem por que isso acontece? Porque o layout do Coisas de Blogueira é responsivo! Isso significa que em qualquer lugar onde ele for aberto, seu layout se adaptará ao tamanho da tela. Se você usar um celular para navegar no blog, seu layout será exibido com a sidebar, que normalmente fica ao lado, lá embaixo de todos os posts. Tudo se adapta à tela, desde as fontes até as imagens!
Quais são as vantagens?
A experiência que o usuário tem com o layout responsivo é muito melhor. Pode parecer coisa boba, mas só o fato de você tornar o seu blog agradável aos seus leitores na hora de ler e navegar, já é alguma coisa e, pra mim que também sou leitora, faz total diferença. Além disso, você não precisará criar um endereço que redirecione quando seu blog for acessado em uma versão mobile, o layout responsivo já faz isso pra você “automaticamente”.
É fácil criar um layout responsivo sozinho? Quanto custa?
Quando os blogs responsivos começaram a ser criados, eu logo quis aprender para deixar o meu assim. Um amigo disse que era fácil, eu acreditei. Quando fui criar (usando Bootstrap – que é assunto para um futuro post), acabei achando um bicho de sete-cabeças. Achei que nunca conseguiria terminar aquilo. Depois que eu terminei e comecei a entender de fato o que eu havia feito, tudo começou a fazer sentido e ficar extremamente mais fácil. Ou seja, fácil pode não ser no começo, mas se você já tem um conhecimento na área de html/css, impossível não é.
Se você não tem conhecimento ou não quer aprender a fazer, hoje muitas web designers já trabalham com esse tipo de layout e você pode comprá-los. O preço varia de designer para designer, mas geralmente os layouts responsivos são cobrados um pouco mais caros por serem mais trabalhosos.
Marcela, você ainda não me convenceu.
Depois de explicar sobre o que é, as vantagens, dizer que não é impossível fazer o seu (e que já temos web designers que fazem todo o trabalho pra você$), se eu ainda não convenci vocês a terem um blog responsivo, se preparem: o Google pune desde Abril sites não responsivos.
Como assim? O Google agora dá mais relevância para os layouts que são responsivos nos resultados de buscas, então, se o seu blog não tem um layout responsivo, quando alguém pesquisar algo que poderia aparecer seu blog nos resultados, o Google vai preferir por mostrar um blog que tenha um layout responsivo e nós não queremos isso, não é mesmo? Queremos que nossos blogs apareçam nos resultados, de preferência, em primeiro lugar.
E como saber se meu layout está responsivo?
Você pode confirmar se seu blog está com layout responsivo pelo Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis. Esse teste irá dizer se seu blog é ou não responsivo, se ele for aparecerá a seguinte mensagem:
Bom, é isso! Vou tentar trazer alguns tutoriais pra ajudar vocês. O que vocês acham? Deixem ali ao lado, na sidebar, que posts vocês querem! Se tiverem alguma dúvida sobre isso, podem deixar nos comentários que eu tentarei responder o mais rápido possível! Beijooos! :*
0 comentários: